Entenda detalhes sobre Ginecomastia
A cirurgia de correção da ginecomastia é um procedimento estético indicado para retirar o excesso de glândulas mamárias do peitoral masculino. O aumento das mamas em homens é uma condição que causa grande constrangimento e problemas de autoestima.
O que é ginecomastia?
O que causa a ginecomastia em homens é o aumento excessivo das glândulas mamárias.
É uma condição que afeta somente homens e é bastante comum em recém-nascidos, adolescentes e homens mais velhos.
Obesidade e ginecomastia nem sempre têm relação. As pessoas acima do peso podem apresentar a pseudoginecomastia (aumento das mamas causado por acúmulo de gordura na região), sendo que uma das recomendações nesses casos é a perda de peso.
Em alguns casos, o ganho excessivo de peso ou aumento de tecido adiposo podem levar à ginecomastia. Se o surgimento da condição for recente, pode ser revertido com medicamentos, dispensando a necessidade de cirurgia.
Tipos de ginecomastia
A ginecomastia pode ser classificada em ginecomastia grau 1 (massa de tecido glandular mamário concentrado, sem excesso de pele ou gordura), ginecomastia grau 2 (massa de tecido mamário difusa; pode haver excesso de gordura) e ginecomastia grau 3 (massa de tecido mamário bastante difusa com presença de gordura e excesso de pele).
Quando a cirurgia de correção da ginecomastia é indicada?
Não existe uma idade ideal para realizar a cirurgia de correção da ginecomastia. O médico avalia individualmente cada paciente, pois existem casos em que a condição regride espontaneamente, enquanto outros são corrigidos com o uso de medicamentos.
Sendo assim, a cirurgia de correção da ginecomastia masculina geralmente é indicada quando o paciente apresenta aumento excessivo das mamas há mais de 18 meses, pois a ginecomastia já está estabilizada, consistindo em hipertrofia mamária causando desconforto e graves problemas de autoestima ao paciente.
Como é o pré-operatório da ginecomastia?
O pré-operatório do tratamento cirúrgico da ginecomastia engloba consultas de orientação, nas quais o cirurgião fornece informações sobre o procedimento, o tempo de recuperação, cuidados pré e pós operatórios e quais resultados são previstos.
Além disso, o profissional faz uma avaliação clínica completa do paciente, incluindo exames de rotina para garantir que esteja tudo bem para a realização da cirurgia.
Como é feita a cirurgia de ginecomastia?
O procedimento indicado para correção da ginecomastia pode variar de acordo com a origem do aumento do volume mamário.
Por exemplo, nos casos em que esse aumento no volume das mamas é de natureza puramente adiposa (lipomastia ou pseudoginecomastia), idealmente é realizada uma lipoaspiração tradicional ou assistida por laser.
Nos casos de ginecomastia “verdadeira”, ou seja, que apresentam componente glandular, o tipo de cirurgia dependerá do grau de hipertrofia da glândula mamária e da quantidade de excesso de pele.
Em todos os casos, a cirurgia de ginecomastia pode ou não ser associada com lipoaspiração para retirada do componente gorduroso e melhorar o isolamento da glândula mamária.
Como é o pós-operatório da ginecomastia?
O pós-operatório é fundamental para o sucesso da cirurgia. Sendo assim, é recomendado que o paciente siga corretamente as orientações do cirurgião, como a utilização de malhas compressivas, evitar o uso de cigarros e remédios anticoagulantes.
Agende agora a sua avaliação com o dr. Sérgio Cruz e saiba qual o tratamento para ginecomastia é mais adequado para o seu caso!